domingo, 4 de novembro de 2012
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Festival Nacional da Cultura Indígena Bertioga/SP - 2012
Festival Nacional da Cultura Indígena Bertioga/SP - 2012, um álbum no Flickr.
Festa comemorativa à semana dos Povos Indígenas - Festa Nacional do Índio - Bertioga/SP nas dependências do Parque dos Tupiniquins (no entrono do Forte São João), localizado entre o Canal de Bertioga e Praia da Enseada. - Fotos: Rê Sarmento
Estavam presentes este ano as tribos índigenas das etnias Mamaindê, Kayapó, Kisêjdjê, Xambioá Karajá e Guarani Mbya.
O Festival Nacional de Cultura Indígena mostra a essência de suas culturas tradicionais por meio de indumentárias, danças, pinturas, cantos, culinária e seus esportes.
Declaração Solene dos Povos Indígenas do Mundo
Nós, povos indígenas do mundo,
unidos numa grande assembléia de homens sábios, declaramos a todas as nações: quando a terra-mãe era nosso alimento, quando a noite escura formava nosso teto, quando o céu e a lua eram nossos pais,
quando todos éramos irmãos e irmãs,
quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes, quando a justiça dirigia a lei e sua execução,
aí outras civilizações chegaram!
Com fome de sangue, de ouro, de terra e de todas as sua riquezas,
trazendo numa das mãos a cruz e na outra a espada sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos, nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terras e nos levaram para longe delas, transformando em escravos os " os filhos do Sol".
Entretanto, não puderam nos eliminar!
Nem nos fazer esquecer o que somos,
porque somos a cultura da terra e do céu, somos de uma ascendência milenar e somos milhões.
Mesmo que nosso universo inteiro seja destruído, NÓS VIVEREMOS
por mais tempo que o império da morte!
Port Albemi, 1975, Conselho Mundial dos Povos Indígenas
sexta-feira, 2 de março de 2012
Vale dos vinhedos - Bento Gonçalves/RS
Vale dos vinhedos - Bento Gonçalves/RS, um álbum no Flickr.
"Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.
Com paisagens apaixonantes que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Pequenas propriedades rurais compartilham o território com vinícolas de diferentes portes, contemplando desde cantinas familiares, boutique e de garagem, assim como grandes empresas que contam com parcerias internacionais.
Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem. A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela Aprovale a origem dos vinhos finos aqui produzidos.
As vinícolas e atrações situadas no vale estão abertas à visitação ao longo de todo o ano. Assim como podem ser realizadas visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados. Complementando a oferta turística, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet estão distribuídos ao logo da rota que reserva inúmeras outras atrações aos que ingressam neste vale encantador."
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Vèzelay - Bourgogne
Vèzelay - Bourgogne, um álbum no Flickr.
Meus caminhos pela linda e romântica região da Borgonha, quando morei na Ville-Saint-Père-sous-Vèzelay em 2008.